top of page

Trilha das Fortalezas conhecida mais como "Trilha da Babilônia - RJ."

Atualizado: 16 de out. de 2020

A Trilha das Fortalezas pertence ao Parque Natural Municipal Paisagem Carioca, que fica dentro das comunidades Babilônia x Chapéu Mangueira,


ree

Foto drone: Rodrigo Melo


Dentro do Parque Natural Municipal Paisagem Carioca podemos contemplar os seguintes mirantes:

Mirante de Copacabana

Mirante Rio Sul

Mirante Botafogo

Mirante da Praia Vermelha (a mais cobiçada por ter um ângulo privilegiado).


Ruínas do Telégrafo - No local existe algumas ruínas.


FICHA:

200m

Moderada

Tempo: 40 min

Circuito de Mirantes


O Morro da Babilônia fica localizada entre os bairros de Botafogo, Leme e Urca. A trilha é uma boa oportunidade de conhecer o estilo de vida de uma comunidade carente de recursos, mas rica em belezas naturais. Os próprios moradores da região que realizaram o reflorestamento da área. Em 2013, a área passou a fazer parte do Parque Natural Municipal Paisagem Carioca. No topo do morro era uma área militar estratégica no controle de embarcações na Baía de Guanabara. Você sabia que os nazistas queriam atacar nossa cidade? Pois é. No local existe algumas casamatas para observação construídas na época da 2ª Guerra Mundial, quando o Brasil foi ameaçado por ataques de submarinos.


A última foto mostra uma casa de taipa* que foi cenário do filme Orfeu Negro. Em sua biografia, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, diz como assistir a 'Orfeu Negro', ao lado de sua mãe, que era branca e admiradora do filme, o fez ver como os dois tinham visões diferentes sobre as questões raciais


* Taipa é um método construtivo vernacular que consiste no uso do barro e da madeira para criar moradias.



COMO CHEGAR:


Metrô e carro

Também é possível ir até o pé do Morro de Metrô. Basta descer na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e seguir caminhando sentido Leme (cerca de 20 minutos), atravessar a Avenida Princesa Isabel e pegar a rua Gustavo Sampaio. Quem vai de carro pode estacionar na praia ou dentro do bairro. Há no pé do morro diversos serviços de moto táxi e também vans que levam o visitante até o alto.


Mirante de Copacabana


Também conhecido como Mirante do Morro, neste local é possível ter uma linda visão de Copacabana



Mirante RioSul


Este mirante recebe este nome pois o shopping homônimo patrocina o projeto de reflorestamento da região.


Mirante do Telégrafo


O Mirante do Telégrafo está situado no topo do morro. Dele é possível desfrutar de uma visão de 360 graus e admirar lugares como o Vale do Humaitá, Cristo Redentor, Botafogo, Dona Marta, Enseada de Botafogo, Flamengo, Ilha do Governador, fundos da Baia de Guanabara, Ponte Rio-Niterói, Niterói, Santo Amaro, Morro da Urca, Pão de Açúcar, Leme, Copacabana, Morros Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Horto, etc.


Antes do Mirante da Praia Vermelha tem um mirante pequeno que tem um pouco da mesma vista. Ele só é pequeno. Percebam que cada trilha um registro fotográfico diferente devido ao clima. Aconselho ir para a trilha na parte da manhã, para não correr o risco de ficar tapetão de nuvens no Pão de Açúcar, apesar de que acho lindo também.



Mirante da Praia Vermelha


Como o próprio nome sugere, deste mirante é possível ver a famosa Praia Vermelha. Ali vive-se o que podemos chamar de uma apoteose neste passeio. A vista é maravilhosa, além da Praia Vermelha abaixo, vê-se também o Morro da Urca, o Pão de Açúcar e o teleférico e boa parte da enseada. Visual lindo!



Sobre a gastronomia local você pode comer no Bar do David que é bicampeão do Comida di Buteco (o evento se escreve assim mesmo) no Rio, Bar administrado por um ex-pescador no Morro do Chapéu Mangueira com frutos do mar, petiscos e área externa. E tem um bar, que esqueci o nome agora, onde você pode se refrescar com um belo açaí ou almoçar, por exemplo, comer uma boa feijoada que é super barato R$ 15,00.



Mapa explicativo de como chegar no Bar do David.


No começo da comunidade tem alguns grafites e o ponto do mototáxi caso queira subir de moto.




Atenção:

Dê preferência a contratação de guias. Além do passeio ficar mais seguro você fica sabendo da história do lugar. Na comunidade existe também uma equipe de condutores locais, ou seja, jovens moradores da comunidade que levam para conhecer o lugar e você pode contribuir com qualquer valor. O nome do projeto se chama Amastour Favelas.


Já o preço do meu guiamento custa R$ 50,00. E sempre com grupo pequeno. Agenda se encontra no início do site.


ree

Foto: Rodrigo Melo.

MAPA

ree

Bora! Entre em contato comigo por aqui na amba Contatos ou pelo Instagram @vaicomalice



 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Cadastur

© 2020 - 2022 Copyright Alice Moura - Instagram: @vaicomalice

Selo_Turismo_Responsavel
Turista protegido
bottom of page